Indígenas Warao participam de confraternização natalina

0
9067

A Prefeitura de Manaus preparou uma ceia natalina para os indígenas Warao, como forma de integração sociocultural. A festa foi realizada na tarde desta quinta-feira, 21/12, no Restaurante Popular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), localizado no bairro da Compensa, zona Oeste.

A festa reuniu artesanato, música e dança da cultura Warao inseridos na tradicional forma de confraternização natalina brasileira. “A vinda desse povo para Manaus significou um grande aprendizado para a Semmasdh. Nunca tínhamos nos deparado com populações indígenas estrangeiras, ou seja, estamos nos adequando à cultura deles e eles à nossa. Nessa confraternização, por exemplo, o cardápio foi estabelecido pelos próprios indígenas Warao”, destacou o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

A prefeitura tem realizado ações a fim de aproximar a cultura brasileira à cultura dos indígenas Warao, principalmente por meio de exposições de artesanatos.

“Esse é um momento de interculturalidade que a prefeitura tem proposto às duas culturas. Nessa confraternização de hoje temos a mistura de duas festas, a nossa com a confraternização de Natal e a deles ligadas à colheita, enchentes e vazantes de rios. Esses pequenos eventos têm integrado as duas culturas e quebrado preconceitos”, explicou a antropóloga Ana Carla Noli.

No final da festa, as crianças foram presenteadas com brinquedos como é tradição em todo o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here