Aposentados e pensionistas iniciam curso de inglês

0
3083

“Conhecer outras culturas torna-se mais valioso quando você consegue se comunicar de forma clara”, atesta a aposentada Iranildes Gaspar, 61, uma dos 30 alunos que iniciaram nesta quinta-feira, 3/5, a turma 2 do curso de inglês, oferecido pela Prefeitura de Manaus, voltado aos aposentados e pensionistas.

Com o início da nova turma pela Manaus Previdência e Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), a previdência chega a 150 vagas oferecidas aos segurados, divididas entre os seis cursos oferecidos no semestre (ver lista abaixo). Já está incluída nesse total a turma 2 do curso de artesanato, que inicia a nova etapa no próximo dia 25. “A Manaus Previdência vai além da sua obrigação de pagar o plano de benefícios, como determina o prefeito Arthur Virgílio Neto. A cada dia, a instituição estreita a relação com o seu público-alvo e a oferta de cursos é um dos caminhos para isso”, destaca o diretor-presidente da instituição, Silvino Vieira.

Parceira de outras ações oferecidas pela previdência, a Espi também está se movimentando para estender algumas novidades ao público inativo do município. No segundo semestre deste ano, o órgão já acertou com a Manaus Previdência a oferta dos cursos de espanhol e dança do ventre. “Nossas atividades não apenas qualificam, mas também promovem a qualidade de vida e a integração dos servidores, fatores essenciais para a saúde e o envelhecimento de forma saudável”, lembra a chefe de Divisão do Departamento de Capacitação e Aperfeiçoamento da escola, Rafaela Costa.

No seu catálogo de cursos, a Espi oferece quase 200 oportunidades de capacitação aos servidores públicos municipais, ativos e inativos, ofertando mais de 8 mil vagas.

Dos quadros da Espi, a professora Lorena Santarém informou à turma que os trabalhos estarão voltados para a conversação, a partir de noções básicas sobre a língua. “O objetivo é proporcionar a possibilidade de dialogar em inglês. Para isso, novos materiais serão entregues semanalmente para que, gradualmente, seja desenvolvido esse potencial”, avisou.

Os segurados interessados em conhecer melhor sobre as atividades oferecidas pela Manaus Previdência podem se dirigir à sede do órgão, na avenida Constantino Nery, nº 2.480 – Chapada, ou ligar para o número (92) 3186-8000, das 8h às 17h. Contatos via internet também é possível, por meio do webchat (http://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/).

‘Viver a vida’

Aposentada em fevereiro, a ex-agente de saúde Iranildes Gaspar quer ir além do inglês que aprendeu no Ensino Fundamental. “É bom dominar a língua estrangeira e, se houver oportunidade de viajar para o exterior, esse conhecimento será fundamental para aproveitar bem o passeio”, enfatiza.

Iranildes diz que vai aproveitar a fase da aposentadoria para realizar atividades que engrandeçam não apenas a mente, como o corpo. “Pretendo fazer outros cursos aqui e vou me atualizar sobre as vagas disponíveis”, adianta.

Cursos oferecidos:

 

Canto Coral (*)

Segundas e quartas-feiras – 9h30 às 11h

Exercitando a Memória

Segundas e quartas-feiras – 8h30 às 9h30

Zumba e ginástica (*)

Terças e quintas-feiras – 8h30 às 10h30

Artesanato

Sexta-feira – 8h30 às 10h30

Cine PipocaPrev

Segundas e quartas-feiras do mês

Inglês

Terças e quintas-feiras – 8h30 às 10h30

Programação de novos cursos:

– Turma 2 de Espanhol: início no dia 25 de maio

– Espanhol: início no dia 26 de julho

– Dança do ventre: início no dia 2 de agosto

– Noções em Fotografia: início no dia 11 de setembro

– Arranjos Temáticos: início no dia 5 de outubro

(*) Coral e Ginástica, em parceria com a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI). Os demais, em parceria com a Espi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here