Prefeitura discute com ligas e associações portaria para concessão de espaços esportivos

0
16680

Ajustes na nova portaria que regulamenta a concessão de espaços públicos esportivos, administrados pela Prefeitura de Manaus, foram discutidos em reunião realizada nesta quarta-feira, 9/5, na sede da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), localizada na Minivila Olímpica do Coroado, zona Leste.

O encontro foi proposto pela Semjel para buscar entendimento e possíveis alterações na portaria 07/2018, publicada dia 4 de abril no Diário Oficial do Município (DOM), para, se possível, atender as demandas propostas pelos representantes de associações de moradores e ligas desportivas do Estado do Amazonas.

“É determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto para que tenhamos esses diálogos diretos com a população. Então estamos buscando um entendimento com esses responsáveis pelas concessões para podermos realizar um trabalho que venha beneficiar a população nas comunidades. Temos muitas novidades e, em breve, esperamos anunciá-las”, declarou o secretário da Semjel, João Carlos.

Entre as principais mudanças promovidas pela nova portaria será a criação de uma comissão com integrantes da secretaria para analisar pedidos de concessão e fiscalizar os espaços assim que os pedidos forem aprovados. O subsecretário Elvys Damasceno destaca que a Semjel está buscando organizar a relação entre a secretaria e os concessionários. “Estamos trabalhando para que tudo seja feito de forma legal e a secretaria não venha sofrer penalidades posteriormente”, afirmou.

Para o presidente da Federação das Associações de Ligas Amadoras do Amazonas (Fedalizam), José Carlos, 56, o encontro foi válido para que os representantes das comunidades pudessem expor suas ideias. “A reunião foi muito proveitosa. Nós precisamos de uma linha de direcionamento e uma portaria traz esse alinhamento e essa legalidade. Essa reunião foi importante porque estamos dialogando sobre o que é bom para a secretaria e para nós que estamos trabalhando na ponta”, contou.

Já de acordo com o presidente da Associação de Moradores da Redenção, Nildo Lima, 36, a reunião serviu para estreitar o laço entre os representantes e a secretaria. “Gostaria de agradecer a iniciativa da Prefeitura em convidar os representantes das associações para discutir alguns artigos dessa nova portaria para que o nosso trabalho seja melhor realizado”, disse.

Parceria Público-Privada

 

A reunião serviu também para esclarecer a questão de parcerias realizadas com empresas privadas para a melhoria ou revitalização dos espaços públicos. De acordo com o representante jurídico da Semjel, Moyses Geber, as parcerias serão analisadas de acordo com as solicitações apresentadas pelas associações e ligas.

“A Semjel vai formalizar, legalizar as benfeitorias, as reformas e reparos realizados pelas ligas nessa questão das parcerias público-privadas entre as associações e parceiros privados que venham se interessar a participar das melhorias para espaços públicos nas comunidades. Estamos em contato com a Procuradoria Geral do Município (PGM) para regulamentar essa questão”, ressaltou.

Capacitação

 

A Prefeitura de Manaus irá além de apenas disponibilizar a portaria para que os representantes das ligas e associações a sigam. A prefeitura realizará, entre os dias 21 a 25 de maio, o curso de ‘Gestão de Espaços de Esporte e Lazer’, na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI), Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul, para que aqueles que possuem a concessão de um espaço esportivo possam administrá-lo de forma correta.

Entre os conteúdos apresentados para os permissionários está instruções de administração de espaço de esportes e lazer; ética, cidadania e responsabilidade social; orientações de otimização de projetos e atividades; planejamento estratégico; gestão de pessoas; gestão de eventos e de recursos relacionados ao esporte e lazer; comunicação, marketing e relação com o mercado: negociação e vendas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here