Procon Manaus realiza segundo dia de operação

0
4819

O Procon Manaus deu continuidade, nesta quarta-feira, 9/5, às atividades da operação Dia das Mães, para evitar abusos ao consumidor, durante as compras da referida data. Os fiscais verificam os preços nas vitrines, as formas de pagamento, descontos à vista ou em cartão, taxas de juros e se as promoções estão sendo cumpridas nos termos anunciados. Também está sendo observada a garantia dos produtos e se os estabelecimentos mantêm o número de reclamação do Procon em local visível.

Nos dois últimos dias, o Procon Manaus fiscalizou os principais shoppings e centros comerciais da zona Centro-Sul, em virtude das compras do Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio. Aproximadamente, 100 estabelecimentos comerciais foram visitados. O foco maior da fiscalização está sendo realizado em lojas de roupas, calçados, bijuterias, acessórios femininos e perfumaria. A blitz seguirá até esta quinta-feira, 10, e abrangerá todas as lojas do Centro, zonas Leste, Norte e Centro-Oeste.

“A operação Dia das Mães é de orientação educativa, acima de tudo, para que os lojistas se adequem às regras e as leis de proteção ao consumidor. Fizemos um balanço e em grande parte das lojas em que entramos, nós encontramos alguma irregularidade. Inclusive lojas de renome nacional, estavam com irregularidades, muitos desconhecem as leis e outros sabem, mas permanecem inadequados. Nesse primeiro momento estamos apenas constatando para que todos se adequem as tais leis”, salientou Rodrigo Guedes, coordenador do Procon Municipal.

Infrações encontradas

Ausência de preços nos produtos expostos nas vitrines, a falta de padronização no tamanho dos preços – dando destaque ao valor da parcela e não ao valor real do produto -, política de troca e a ausência do Código de Defesa do Consumidor, foram algumas das irregularidades identificadas, nos dois últimos dias de operação.

Para qualquer tipo de denúncia, os consumidores podem entrar em contato com o Procon Municipal pelo telefone 0800 092 0111 ou pelo WhatsApp 98844-5595. O órgão fica localizado na rua Afonso Pena, 38, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul, com atendimento das 8h às 17h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here