Festival Amazonas de Ópera encerra 21ª edição em Manaus

0
13412

21ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO) chegou ao fim, na noite de sábado (02, com a reapresentação de “Kawah Ijen – O vulcão azul” e com casa cheia: os ingressos foram esgotados na véspera do encerramento.

A temporada de ópera, que começou no dia 28 de abril, contou com cinco produções montadas no palco do Teatro Amazonas – “Faust”, de Charles Gounod; “Dessana, Dessana”, de Adelson Santos; “Florencia en el Amazonas”, de Daniel Catán; “Acis and Galatea”, de Georg Friedrich Handel; e “Kawah Ijen (O vulcão azul”), de João Guilherme Ripper – além de uma vasta programação paralela. Foram 25 apresentações – entre récitas, concertos e recitais – na capital e no interior. O festival teve entre os destaques o “Ópera delivery”, projeto que contemplou 50 inscrições e levou ópera para casas, empresas e hospitais, aproximando ainda mais o público.

Programação paralela – Além das récitas no palco do Teatro Amazonas, o FAO 2018 contou com “Recitais Amazônicos”, com obras de compositores amazonenses, apresentados em Manaus e nos municípios de Manacapuru, Novo Airão e Iranduba; “Dessana Pocket” nos centros de convivência; concertos temáticos e exposições em shoppings; “Ópera Studio”, projeto desenvolvido pela Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); masterclasses de canto, cenografia e gamelão; e com o “Ópera delivery”.

O diretor artístico destaca que a programação alternativa é muito importante para levar o FAO para um público que não tem acesso.

“Esse braço do festival, fora do Teatro Amazonas, eu sempre considerei muito importante porque ainda tem gente em Manaus que se sente intimidada pelo teatro em si, pelo prédio, tem medo de chegar, acha que não é para ele, o que não é verdade porque o festival tem ingressos acessíveis e a gente o faz para a nossa população”, afirma Malheiro. “E um diferencial desse ano, ideia brilhante do (Francis) Madson, o ‘Ópera delivery’ foi um grande sucesso, uma ideia original e que funcionou maravilhosamente, com uma repercussão ótima, os cantores envolvidos adoraram fazer e isso também foi um ponto bastante importante”.

FONTE: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here