Coari terá aeroporto modernizado e com balizamento noturno, além de porto com grande calado

0
4085

Coari/Am- O Ministro de Estado dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, esteve na manhã desta quarta-feira, 5, no município de Coari (distante 366 quilômetros de Manaus) para assinar o protocolo de intenções para viabilização de projetos, obras e equipamentos no aeroporto da cidade. Na ocasião foi lançando também o projeto da obra de construção do novo Porto. Estiveram presentes na solenidade os Deputados Federais Silas Câmara e Alfredo Nascimento, que já atuou como ministro dos transportes nos governos Lula e Dilma Rouseff.

Segundo o Ministro Valter Casimiro, quem conhece de perto a realidade do interior do Estado sabe a importância de obras de infraestrutura tanto aeroportuária como portuária, uma vez que o acesso a essas localidades só é possível por meio de aviões e barcos. “A adequação do aeroporto de Coari irá trazer desenvolvimento ao município, que já recebe investimentos para a questão de exploração do Gás e agora necessita ter uma infraestrutura condizente com sua capacidade de desenvolvimento”, explicou o ministro.

Além da assinatura da ordem de serviço para a ampliação do aeroporto, o ministro falou também sobre o lançamento do projeto de um novo porto para o município. “Finalizamos o projeto de um novo terminal hidroviário para o interior de Coari, pois sabemos que quanto mais infraestrutura, melhor. Já temos um terminal e vamos construir outro, o que irá trazer ainda mais dignidade e progresso para os coarienses”, finalizou Valter Casimiro.

De acordo com o Prefeito Adail Filho essas são conquistas de extrema importância para o desenvolvimento do município. Adail Filho explicou que a reforma e ampliação do aeroporto terá início em setembro deste ano. “Irá ocorrer uma reforma na estrutura física do aeroporto, ampliação da pista, balizamento noturno o que elevará nossa categoria e então poderemos receber voos de grande porte, além de minimizar as tarifas para o consumidor. Esses serão benefícios imediatos” explicou o prefeito.

Sobre o novo porto hidroviário do município, Adail Filho explicou que o projeto será empenhado já no orçamento de 2019 e será construído e entregue no mesmo ano. “O novo porto que será construído nas barreiras do Solimões, irá oferecer um serviço melhor aos coarienses, tanto na questão de embarque e desembarque de passageiros quanto no transporte de cargas e principalmente no escoamento da produção rural. Essas obras vão ser sem dúvidas divisores de águas na economia de Coari”, finalizou Adail Filho.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário nacional de Aviação Civil do ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Dario Lopes, o diretor-Geral interino do DNIT, Halpher Luiggi e o superintendente regional do DNIT do Estado do Amazonas, Fábio Porto Galvão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here