Prefeitura realiza 4° Workshop sobre escolarização do adulto e pessoa idosa

0
5039

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira, 25/7m o 4º Workshop de Práticas Pedagógicas, com o tema, ‘Valorizando a História e a Cultura dos Municípios do Amazonas’. O evento, realizado pelo Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Promeapi), aconteceu no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, zona Centro-Sul e buscou debater e trocar experiências sobre a escolarização do adulto e da pessoa idosa.

A ideia do workshop foi promover a socialização e a troca de experiências educacionais entre profissionais e alunos de Manaus, valorizando a história e a cultura amazonense, em paralelo à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estandes sobre a cultura dos municípios do interior do Estado e danças típicas nacionais e regionais foram apresentados.

Atualmente, o Promeapi atende 702 alunos, em 42 turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno. Em seus 18 anos de funcionamento, já foram alfabetizados, em torno de 8 mil estudantes adultos e idosos e certificando mais de 7 mil.

A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, ressaltou que o Promeapi começou como um programa de alfabetização das pessoas idosas, e hoje, com a evolução do trabalho, tornou-se um programa de escolarização, passando a se chamar Centro Municipal de Escolarização da Pessoa Idosa (Cemeapi).

“Como o programa foi crescendo em toda a cidade de Manaus, várias instituições aderiram a ele, possibilitando o aumento no número de turmas, como aqui no Centro de Convivência, que virou uma grande escola”, pontuou.

Para a coordenadora do Promeapi, Clélia Maia, o 4º Workshop contribuiu para a socialização e interação dos idosos, que vieram de várias zonas da cidade. Ela destacou, ainda, a organização e a participação desses estudantes.

“Reunimos todos os alunos e professores que participam do programa, que acontece também em espaços não formais. Os alunos puderam apresentar informações sobre os municípios do interior com o tema ‘Valorizando a História e a Cultura dos Municípios do Amazonas’, estudado em sala de aula”.

Para a aluna Francisca da Costa, 80, que participa do Promeapi há 2 anos e estuda na turma do Parque do Idoso, a participação no evento foi importante para aqueles que fazem parte do projeto.

“O programa é muito bom para nós. Com a ajuda da nossa professora, que nos incentiva bastante, formamos uma irmandade. Estamos representando o município de Manacapuru e apresentando sobre sua cultura e origem”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here