Escolas poderão selecionar obras literárias que serão utilizadas em 2019

0
7222
Manaus - 14.09.2018 Semed - Premio Professores do Brasil Foto.Altemar Alcantara/Semcom

As unidades de ensino da rede municipal que atendem da Educação Infantil aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Anos Iniciais já podem acessar o Guia do Programa Nacional do Livro e do Material Didático Literário (PNLD Literário), no link https://goo.gl/KCci8F, do site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As escolas poderão escolher, a partir da próxima quinta-feira, 18/10, até o dia 31 deste mês, as obras literárias que receberão, em 2019, por meio do programa.

Para aquisição dos materiais, a escola deve utilizar o PDDE Interativo e os dados disponíveis são em conformidade aos fornecidos durante o Educacenso 2017. Na Secretaria Municipal de Educação (Semed), a previsão é que mais de 161 mil alunos sejam beneficiados.

Poder escolher as obras literárias que serão recebidas na escola é uma novidade que iniciou neste ano. Até 2017, os livros de literatura que chegavam às unidades de ensino eram selecionados pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2018, a seleção se dará da mesma forma que é feita dos livros didáticos. Ao todo, estarão disponíveis 704 obras para escolha.

A coordenadora municipal de Livro Didático, Loana Portela, explica que essa mudança ocorreu porque neste ano houve a unificação de dois programas, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

“Agora passou a ser Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), mudou tanto a nomenclatura como ele absorveu o PNBE. Nos anos anteriores, era tudo indicado pelo MEC e, a partir de 2018, as escolas vão poder escolher os livros de Literatura, como acontece com os livros didáticos. Assim, cada escola vai poder escolher o que mais se adequa a sua realidade. Todas as escolas da rede municipal que atendem A Educação Infantil ao 5° ano participarão dessa escolha”.

Para a creche, pré-escola e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, a escolha será de acervos para sala de aula. Já para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental a escolha será de acervos para a biblioteca, sendo dois livros por aluno.

Uma das recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é que durante o período de registro da escolha, os diretores devem manter sigilo sobre os dados de acesso ao sistema PDDE Interativo e não permitam acesso de representantes de editoras nas dependências da escola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here