‘Roda de conversa’ alerta servidores da Prefeitura de Manaus sobre cuidados com saúde mental

0
2251

Depressão, ansiedade e suicídio são males que podem afetar a saúde mental e a produtividade do servidor e requerem cuidados. O alerta foi dado em uma “roda de conversa” promovida pela Prefeitura de Manaus para servidores do município, nesta quinta-feira, 24/1, na sede da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), gestora de recursos humanos do município. A programação integra as ações da campanha Janeiro Branco.

 

O servidor precisa buscar o equilíbrio para lidar com as emoções e se relacionar com outras pessoas, dentro e fora do ambiente de trabalho, pontuou a palestrante e psicóloga Eliane Prohmann. “É preciso focar no cuidado com as emoções, principalmente o servidor público, que desempenha um papel tão importante na sociedade. A conscientização é essencial”, alerta.

 

Participante da roda de conversa, a assistente social do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Eneyde Oliveira, nota que o tema requer atenção entre os servidores, uma vez que doenças da mente são a razão de muitos afastamentos. “A palestra foi de extrema relevância, principalmente por tratar de um tema tão importante, que, muitas vezes, não tem essa referência de relevância diante dos colegas de trabalho”, conta.

 

A programação é organizada pelo Programa de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Municipal coordenado pela Semad, que terá atividades ampliadas este ano.

 

De acordo com o secretário da Semad, Lucas Bandiera, o Programa segue as orientações do prefeito Arthur Virgílio Neto para atingir as metas do Planejamento Estratégico Manaus 2030 no eixo de valorização das pessoas. “Estamos fechando a programação do Janeiro Branco com excelentes resultados, em todo momento pensando na qualidade de vida mental do servidor, para que ele não adoeça e para que ele tenha um ambiente de trabalho mais produtivo”, destaca.

 

Durante todo o mês de janeiro, servidores participaram da programação alusiva ao Janeiro Branco, voltada para os cuidados com a saúde mental. Fechando a programação, nesta sexta-feira, 25/1, às 10h, no auditório da Semad, acontece um aulão de dança com ritmos variados, ministrada pela educadora física Katennen Souza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here