Prefeitura atua para conter erosões em áreas de risco

0
5596

O prefeito em exercício e secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, foi até o bairro Vale do Sinai, na zona Norte da capital, para acompanhar os trabalhos de recuperação de uma grande erosão, que ameaça moradores do local, na manhã desta quarta-feira, 7/3.

As obras são resultado da solicitação da comunidade, devido o agravamento do problema durante o período chuvoso. A erosão é motivada pelo escoamento das águas pluviais, vindas do bairro Renato Souza Pinto, parte mais alta da região.

Segundo o prefeito em exercício, a Seminf irá atuar de forma emergencial para resolver o problema e evitar que as casas próximas ao barranco tenham sua estrutura afetada. A previsão é de que em até 90 dias todo o serviço de recuperação esteja concluído.

“Essa é uma demonstração do efeito devastador das chuvas em Manaus, que agrava a situação das pessoas que habitam em áreas de risco na cidade. Vamos fazer uma grande contenção e o serviço de drenagem para recuperar o local e dar segurança aos moradores da área”, explicou Rotta.

No local, a Seminf iniciou a construção de 380 metros de drenagem profunda que irá diminuir o impacto das águas pluviais e solucionar o problema. Tanto a Defesa Civil Municipal quanto a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), fazem o acompanhamento das famílias e algumas já foram incluídas no aluguel social, após laudo apontar risco iminente nas habitações.

Nova contenção

Acompanhado da equipe técnica da Seminf, o prefeito em exercício também foi ver de perto outro problema de erosão que afeta a rua 8, do conjunto Vila Real, na Cidade Nova, também na zona Norte. No local, é necessária uma ação imediata para evitar maiores problemas aos moradores do conjunto.

Rotta determinou que seja realizado, imediatamente, o levantamento topográfico da área e se defina o plano de ação que deve iniciar já na próxima segunda-feira, 12. O prefeito em exercício também averiguou situação de uma casa com a estrutura comprometida, por conta do risco que apresenta o barranco.

“Aqui também vamos iniciar uma obra em caráter emergencial. Sempre respeitando os padrões técnicos e de qualidade que o prefeito Arthur Virgílio Neto nos orienta e determina. Se as chuvas permitirem, na próxima semana iniciamos esse trabalho complexo, via administração direta, colocando grande parte do nosso efetivo”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here